Importantes

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Fusão e Fissão Nucleares

Você sabe a diferença entre Fusão e Fissão Nucleares?


Fissão nuclear é a divisão do núcleo de um átomo em dois núcleos menores, com liberação de grande quantidade de energia.
92U235 + 0n156Ba140 + 36Kr93 + 3 0n1


Os nêutrons produzidos nesta reação podem  colidir com átomos de urânio vizinhos, provocando a quebra destes e assim, sucessivamente, gerando uma reação em cadeia.
A reação em cadeia libera cada vez maior quantidade de energia: ser foi feita de descontrolada, tem-se uma bomba atômica; caso contrário, de forma controlada, tem-se um reator nuclear.
Veja como é feita uma bomba atômica:

Infográfico: Globo.com
Fusão nuclear é a junção de núcleos atômicos produzindo um núcleo maior, com liberação de grande quantidade de energia.
1H2 + 1H2 → 1H3 + 1H1
1H2 + 1H3 → 2He4 + 0n1

Essas reações liberam, por unidade de massa, muito mais energia do que as reações de fissão. São reações desse tipo que ocorrem no Sol e nas estrelas, o que explica a quantidade imensa de energia que é liberada por esses astros.

Na Terra, as reações de fusão nuclear só foramconseguidas nas bombas de hidrogênio (bombas H). A primeira bomba de hidrogênio foi construída sob orientação do físico húngaro Edward Teller (1908-2003) e explodiu em 1952. O esquema simplificado dessa bomba é:


Dentro da bomba de hidrogênio, explode uma bomba atômica que produz a temperatura necessária para a fusão nuclear; em outras palavras, a bomba atômica funciona como espoleta da bomba de hidrogênio. Desse modo, consegue-se produzir explosões de até 500 megatons (o que corresponde a 500.000.000 de toneladas de TNT).



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário